A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de covid-19 como pandemia. Na prática, o surto de covid-19 já estaria a ser tratado como uma pandemia.
O diretor da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom, havia afirmado há alguns dias que “a ameaça de uma pandemia é cada vez mais real”. Hoje, dia 11 de março, a OMS acabou mesmo por classificar o surto do novo coronavírus como uma pandemia.
Na prática, o surto de covid-19 já estaria a ser tratado como uma pandemia visto que, todos os países já estariam a tomar medidas para combater o surto dentro das suas fronteiras. No caso de uma epidemia, existe um esforço global para conter um surto em determinados focos locais. Quando o vírus foi detetado em Wuhan, na China, vários países disponibilizaram recurso humanos e materiais para tentar controlar a epidemia.
Agora, sendo o surto à escala global, a Organização Mundial de Saúde declarou que se trata de uma pandemia. Não existe, no entanto, razão para peocupações adicionais.
Desde que foi detetado, o covid-19 já fez 4251 mortos e infetou mais de 118 mil pessoas em 114 países diferentes. Em Portugal, o último balanço dá conta de 59 casos confirmados de infeção por covid-19.