Portugal continental prepara-se para enfrentar um novo episódio de calor extremo, com temperaturas que poderão atingir os 44ºC em algumas regiões.
O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima entre os dias 21 e 24 de agosto.
Nas regiões Sul, interior Norte e Centro, as temperaturas irão aproximar-se dos 40ºC, podendo atingir pontualmente os 44ºC em alguns locais do Alentejo e Vale do Tejo. Contudo, no litoral Norte e Centro, os valores serão mais baixos, oscilando entre os 30 e 35ºC, sendo ainda mais amenos na faixa costeira.
Além das temperaturas máximas elevadas, as mínimas também serão notáveis durante a noite. O IPMA refere que em grande parte do território serão registadas “noites tropicais”, com temperaturas superiores a 20ºC, chegando a não descer abaixo dos 25ºC em alguns locais do Algarve, Alentejo e na Beira Interior.
Esta onda de calor só deverá começar a abrandar a partir de sexta-feira, com o IPMA a prever que os valores regressem ao normal para a época do ano no fim de semana de 26 e 27 de agosto.
Devido a esta situação meteorológica, o IPMA emitiu avisos de tempo quente, que estão disponíveis na sua página ‘online’, sendo atualizados regularmente. No domingo, Bragança estará sob aviso amarelo, passando a laranja nos dias seguintes. Distritos como Viseu, Guarda, Vila Real, Setúbal e Santarém seguirão o mesmo padrão, enquanto Faro estará com aviso laranja e Lisboa com amarelo, passando a laranja no dia 22.
O IPMA explica que a subida de temperatura está associada a “uma crista anticiclónica que se estende desde os Açores até à Europa Central, promovendo o transporte de uma massa de ar quente e seco com origem no norte de África sobre o território do continente”.