IPMA diz que há vários dias que diversas estações meteorológicas registam níveis anormais para a época.
Estamos mesmo a viver uma onda de calor em Portugal. Quem o afirma é o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA): “verifica-se um período quente, com temperaturas acima do normal para a época do ano, e com diversas estações meteorológicas da rede de observação de superfície do IPMA em onda de calor, de norte a sul do território do continente”.
O calor deverá continuar nos próximos dias, sendo esperadas temperaturas acima dos 30 graus em praticamente todo o território, até pelo menos sexta-feira.
De acordo com a informação divulgada pelo Instituto, foi possível validar a ocorrência de uma onda de calor em 24 estações, com o número de dias a variar entre 7 e 9, para além de 2 outras estações onde este mês já se registou igualmente uma onda de calor.
Uma onda de calor é caracterizada por uma temperatura máxima diária superior em 5ºC ao valor médio diário no período de referência, durante um período de, pelo menos, seis dias consecutivos.
Estas ondas de calor podem ocorrer em qualquer altura do ano, mas fazem-se sentir pelos seus impactos, principalmente, durante os meses de verão, sendo que junho é o mês em que o fenómeno ocorre com maior frequência.