A estreia da Maia no Open House Porto terá o tema de “Espaços para Respirar”.
A 3 e 4 de julho, o Open House Porto espalha-se por espaços abertos das cidades do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia. O tema é “Espaços para Respirar” e vai permitir ao público descobrir “outro tipo de arquitetura” em 16 locais ao ar livre.
Tendo como mote o conceito “Espaços para Respirar”, a 6ª edição OHP é simultaneamente condicionada e inspirada pela pandemia que pretende não só celebrar esse território redescoberto por muitos durante os confinamentos, como realçar a importância da existência de espaços públicos de qualidade no meio urbano.
A estreia do concelho da Maia neste dia aberto estava marcada para 2020 mas, por causa da pandemia, foi adiada por um ano. Nesta edição serão visitadas, na companhia de vários especialistas, quatro espaços exteriores em cada uma das quatro cidades Open House Porto, num roteiro que percorre quintas, jardins, parques, mas também espaços urbanos enraizados na malha urbana.
Na Maia, o OHP inclui visitas à Quinta da Gruta (Jardins), ao Parque Urbano dos Moutidos, à Quinta dos Cónegos e à Zona Desportiva da Cidade – Parque Maia.
Todas as visitas serão como habitualmente gratuitas e, pela primeira vez, todas contam com a presença de especialistas convidados de diversas áreas de formação que oferecerão um olhar suplementar e aprofundado sobre os espaços incluídos no roteiro deste ano.
Veja de seguida os locais e horários das visitas guiadas na Maia:
- 3 de julho – Quinta da Gruta (Jardins) – 10h às 13h;
- 3 de julho – Parque Urbano dos Moutidos – 15h, 16h, 17 e 18h;
- 4 de julho – Quinta dos Cónegos (Jardins) – 10h, 11h, 12h e 13h;
- 4 de julho – Zona Desportiva da Cidade – Parque Maia – 15h às 18h.