Cocaína, haxixe, carros, milhares de euros e bilhetes apreendidos, em buscas aos Super Dragões, relacionadas com a Assembleia Geral Extraordinária do Futebol Clube do Porto, de 13 de novembro de 2023.
Numa operação denominada “Pretoriano”, a Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR), com o apoio de unidades especiais, efetuou 12 detenções e diversas apreensões.
Segundo a PSP, através de comunicado a que o NOTÍCIAS MAIA teve acesso, esta ação foi direcionada para combater crimes de ofensa à integridade física qualificada, coação agravada, ameaça agravada, instigação pública à prática de crime e atentado à liberdade de informação, relacionados com incidentes ocorridos na Assembleia Geral Extraordinária do Futebol Clube do Porto, a 13 de novembro de 2023.
Dirigido pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto, o inquérito visa, segundo a polícia, restabelecer a liberdade de decisão das instituições e cidadãos, além de combater o sentimento de impunidade e insegurança associados a este contexto desportivo.
Foram emitidos pelo DIAP do Porto 12 mandados de detenção e 11 buscas domiciliárias na área metropolitana do Porto, resultando nas seguintes detenções e apreensões:
Detenções
- 12 detidos, incluindo 11 homens e 1 mulher.
Apreensões
- Equipamentos eletrónicos e documentos relevantes para a investigação;
- Diversos estupefacientes, incluindo cocaína e haxixe;
- 3 veículos automóveis;
- Quantias significativas em dinheiro;
- 1 arma de fogo;
- Artefactos pirotécnicos;
- Mais de uma centena de bilhetes para eventos desportivos.
Entre os detidos estará também o funcionário do F. C. Porto, que é oficial de ligação aos adeptos e speaker. Os detidos serão apresentados às Autoridades Judiciais para o primeiro interrogatório judicial.