Ir para o Algarve na altura do outono é a escolha acertada para desfrutar de uma boa escapadela, sem a confusão que o Verão proporciona, muito por força dos turistas que cá vêm passar as suas férias, permitindo visitar tranquilamente as incríveis paisagens que a região tem para oferecer. Aliado às diferentes e extraordinárias vistas que o Algarve permite ter, a região é um verdadeiro paraíso para os aventureiros devido à variedade de trilhos e caminhos para percorrer.
A Holidu, o portal de reservas para casas de férias, recolheu os dados do Website AllTrails e analisou mais de 500 caminhos para descobrir aqueles que não pode mesmo perder. Pronto para planear a sua próxima aventura pelo Algarve?
- Percurso dos Sete Vales Suspensos – 4.7/5 estrelas & 676 comentários
A lista é liderada pelo Percurso dos Sete Vales Suspensos, com 4.7 estrelas e 676 comentários. Este trilho de 11,9 quilómetros, perto de Armação de Pêra, é considerado um percurso moderadamente desafiante, e demora cerca de três horas e meia a ser percorrido. Desde a Praia da Marinha até à Praia Vale de Centeanes, o trilho pode ser visitado a qualquer hora do dia. Percorrendo a costa algarvia, o trilho inclui várias praias e grutas para explorar. Pode ser percorrido a pé de qualquer direção, tendo ao longo do percurso muitos sinais em postes ou rochas pintadas para guiar o caminho.
- Trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia – 4.7/5 estrelas & 87 comentários
Em segundo lugar está o trilho pelas Cavernas da Costa Algarvia que, pelas pessoas que percorreram os seus extensos 11,9 quilómetros, foi lhe atribuído um total de 4.7 estrelas e 87 comentários. O trilho começa perto da aldeia do Carvoeiro, e conta com inúmeras as grutas para visitar, contudo, o destaque maior vai para a Algar Seco, onde se encontra a famosa “Boneca”, uma rocha especial em forma de cone invertido que, segundo dizem, tem a feição de uma boneca quando vista da perspetiva de quem está no mar.
- Farol de Alfanzina – 4.7/5 estrelas & 23 comentários
Em terceiro lugar e a fechar o pódio surge o caminho do Farol de Alfanzina, também no Carvoeiro, que conta com 4.7 estrelas e 23 comentários. Classificado como moderadamente desafiante por causa dos seus 6,1 quilómetros, o percurso leva aproximadamente uma hora e quarenta minutos para ser completado, com ponto de partida e de chegada no Farol de Alfanzina. O passeio é percorrido por belíssimas grutas, contudo, é impensável não visitar o miradouro, com vistas deslumbrantes sobre o Oceano Atlântico.
- Grutas de Benagil – 4.6/5 estrelas & 189 comentários
O caminho das Grutas de Benagil encontra-se em quarto lugar da lista. No AllTrails conta com 4.6 estrelas e 189 comentários, classificado pelos caminhantes como fácil. É um trilho relativamente curto, sem grandes oscilações, e que por ter apenas 3.2 quilómetros, consegue ser completado em menos de uma hora. Sem grandes perigos, permite aos visitantes ter uma vista privilegiadas para uma das mais belas atrações turísticas da região do Algarve, as famosas grutas e cavernas de Benagil.
- Quinta do Lago – Praia da Ilha de Faro via Caminho do Ludo – 4.6/5 estrelas & 98 comentários
O trilho da Quinta do Lago, ao longo do caminho do Ludo, está precisamente a meio da classificação. Os visitantes deram a este caminho 4.6 estrelas num total de 98 comentários. O percurso tem quase dez quilómetros, o que poderá ser um maior entrave para algumas pessoas, mas a vista que proporciona no final vale todo o esforço que seja feito para trás, com dezenas de aves marinhas a fazerem o deleite de quem acaba o trilho.
- Porto de Mós – Monte da Atalaia – 4.6/5 estrelas & 94 comentários
Na sexta classificação está o caminho de Porto de Mós. No AllTrails, apresenta 4.6 estrelas e 94 comentários, um trilho que começa na aldeia de Porto de Mós e que culmina no Monte da Atalaia, a 109 metros de altitude. Este trilho oferece uma vista deslumbrante de toda a costa e paisagem rural, sendo um magnífico percurso atravessando várias praias selvagens da costa atlântica do Algarve.
- Praia de Vale do Centeanes – Algar e Praia de Benagil – 4.6/5 estrelas & 85 comentários
O caminho da praia de Vale de Centeanes, com 4.6 estrelas e 85 comentários, encontra-se na sétima posição. Um trilho que começa na praia de Vale Centeanes, onde a areia se estende para oeste, ladeada por imponentes e muito esculpidas falésias. Por todo o trilho podem ser observadas diversas cavernas escavadas na base das paredes rochosas, havendo também um largo passadiço, que segue uma plataforma rochosa onde se podem ver plantas típicas das falésias e fósseis marinhos.
- PR9 AZJ – Pontal da Carrapateira – 4.5/5 estrelas & 188 comentários
Na oitava posição com 4.5 estrelas e 188 comentários temos o caminho PR 9 AZJ na Carrapateira. Um trilho circular de dez quilómetros, pode gerar alguma dificuldade para algumas pessoas, mas que vale a pena. O trilho começa na aldeia da Carrapateira, levando quem o percorre por lugares extraordinários para ver e explorar através dos miradouros e falésias.
- Praia da Luz – Burgau – 4.5/5 estrelas & 107 comentários
Em penúltimo lugar, o caminho da praia da Luz. No website Alltrails conta com uma classificação de 4.5 estrelas e 107 comentários. Este trilho, com um total de 4,5km, marca uma rota tranquila, sem grandes perigos e sem grandes oscilações, entre a praia da Luz e a vila do Burgau, permitindo descobrir um dos lugares mais belos da costa algarvia.
- Rocha da Pena – 4.5/5 estrelas & 97 comentários
Em último lugar, o caminho da Rocha da Pena, classificado pelos visitantes com 4.5 estrelas num total de 97 comentários. Um trilho de 5,8 quilómetros perto de Benafim, considerado um percurso moderadamente desafiante, leva em média uma hora e quarenta e cinco para ser completado. Sendo uma área muito popular para passear, é provável que encontre outras pessoas no seu caminho.
Metodologia
O estudo foi realizado pela Holidu, analisando os dados do Website AllTrails, uma aplicação de fitness e viagens utilizada em atividades recreativas ao ar livre. O estudo englobou todos os trilhos para caminhadas no Algarve. No fim, todos foram considerados e a classificação foi elaborada tendo em conta os trilhos com a maior média de estrelas e o maior número de comentários. Os dados foram recolhidos em outubro de 2022.
Sobre a Holidu: A missão da Holidu é finalmente facilitar a procura e a reserva de casas de férias. O portal de reservas para alojamentos de férias permite aos hóspedes reservar o alojamento ideal rapidamente e pelo preço mais baixo. A empresa também ajuda os proprietários dos alojamentos a aumentar as suas reservas com menos esforço através do seu software e solução de serviços sob a marca Bookiply. Os irmãos Johannes e Michael Siebers fundaram a Holidu em 2014. A empresa, em elevado crescimento, está sediada em Munique com escritórios locais nos destinos de viagem mais atrativos da Europa. Para mais informações, ver www.holidu.pt e www.bookiply.pt