Será construído um percurso pedonal e ciclável que ligará o Parque Ponte de Moreira à Ponte da Pedra, ao longo do Rio Leça.
O Parque Ponte de Moreira vai encerrar temporariamente ao público já a partir deste dia 10 de novembro. A razão deste fecho deve-se à construção do percurso pedonal e ciclável com 7 km ao longo do Rio Leça entre o Parque de Ponte de Moreira e a Ponte da Pedra.
A conclusão das obras está prevista para meados do verão de 2021 mas, em função dos seus desenvolvimentos, será reavaliada a necessidade de manter o parque encerrado na sua totalidade e eventualmente equacionada a sua reabertura parcial.
Esta obra insere-se no projeto do “Corredor Verde do Rio Leça” e o objetivo é, segundo informação do Município, proporcionar “mobilidade suave ao longo do rio e, ainda, a estabilização e reabilitação ecológica das suas margens”.
Esta fase da obra é apenas o primeiro passo concertado para a concretização de um percurso que se pretende alargado desde a nascente até à foz do rio, num trabalho conjunto entre os quatro município por onde o rio passa, Maia, Matosinhos, Santo Tirso e Valongo.
“Este percurso pretende contribuir para a descarbonização, para a promoção de estilos de vida mais saudáveis e para a promoção de um maior contacto com a natureza permitindo, ainda, uma monitorização mais assídua da qualidade da água do rio, nomeadamente, pelo acesso a locais que até agora são praticamente inacessíveis”, garante o município.
Maia vai ter Fim de Semana Gastronómico de 25 a 27 de setembro