Os parques caninos das freguesias de Moreira da Maia e de Pedrouços vão ser inaugurados esta sexta-feira, 31 de dezembro. Além deste dois espaços, o concelho da Maia tem já um parque canino em Vila Nova da Telha, inaugurado ainda em 2020.
A inauguração destes novos parques contará com a presença do presidente da Câmara Municipal da Maia, António da Silva Tiago, e da vereadora do Ambiente, Marta Peneda. Em Pedrouços a inauguração está marcada para as 10h15, em Moreira da Maia deverá acontecer cerca de uma hora depois, pelas 11h15.
No caso de Moreira da Maia, esta nova instalação será incluída no Parque de Ponte de Moreira. Em Pedrouços, o parque canino ficará na Rua do Rosmaninho.
Note-se que também a Cidade da Maia vai ter um parque para cães no Parque Urbano do Novo Rumo. Segundo a Câmara Municipal da Maia avançou ao NOTÍCIAS MAIA, esse parque deverá estar concluído no primeiro mês do ano de 2022.
Recorde-se que, em janeiro de 2021, em declarações ao nosso jornal, Marta Peneda explicou que a ideia é “dotar o concelho de oito parques caninos” para que “as pessoas possam deixar os seus animais em liberdade”.
Sobre as datas concretas para o início destas obras, a autarquia explicou que “após a conclusão da construção do Parque Canino da Freguesia da Cidade da Maia dar-se-á início à construção do Parque Canino de Águas Santas, com uma previsão de duração da obra de cerca de 30 dias”. “Para as demais freguesias ainda irá ser aberto um procedimento de contratação pública para a realização das empreitadas, encontrando-se os nossos serviços internos a realizar os respetivos projetos”, concluiu o município.
2 comentários
Se o objetivo é deixar os animais em liberdade então falharam redondamente, Construindo um parque extremamente pequeno cheio de estruturas que a maioria dos cães não utiliza sem muito treino. Resultado: zero espaço para os cães correrem. Enfim, pergunto-me se os responsáveis pelo design destes parques têm cães sequer.
Achei muito agradável o parque de pedrouços, porém podia ser maior para conseguirem expandir-se mais na corrida. Mas é preferível assim do que nenhum como era até agora. Só tenho uma dúvida, o de Águas Santas vai ser onde? Obrigada.