A Assembleia da República passará por uma mudança na composição da bancada do Partido Comunista Português (PCP). Manuel Loff, que ocupava um lugar pelo partido, regressará à vida académica a partir do próximo dia 15.
Manuel Loff, independente candidato pelo PCP no Porto, havia assumido a sua posição no Parlamento em substituição de Diana Ferreira, após a mesma optar por não retomar o seu mandato pós-licença de maternidade em 2022.
Na recente sessão da Comissão Permanente, colegas de diversas bancadas parlamentares enalteceram o trabalho do historiador durante o seu mandato. Entre os elogios, destacou-se o do deputado do Livre, Rui Tavares, que afirmou que a Assembleia da República foi enriquecida com “mais ideias” durante a presença de Loff.
De acordo com um comunicado oficial do PCP, Alfredo Maia é o escolhido para ocupar o lugar deixado por Loff. Alfredo Maia foi presidente do Sindicato dos Jornalistas na viragem do milénio, colaborou no Jornal de Notícias e teve um papel importante no Conselho Deontológico.
A bancada comunista tem passado por várias alterações. Após as eleições legislativas em 2022, o PCP viu a sua representação diminuir, passando de dez para seis deputados. Importa mencionar que, nesse contexto eleitoral, o partido perdeu dois dos seus mais famosos membros: João Oliveira e António Filipe.