O PCP nunciou que irá apresentar no Parlamento várias iniciativas legislativas que visam repor a idade legal de reforma aos 65 anos e permitir a reforma antecipada para contribuintes com 40 anos de descontos.
Alfredo Maia, deputado maiato eleito pelo Partido Comunista Português (PCP), anunciou esta quarta-feira, dia 8 de maio, que o seu partido prepara-se para submeter ao Parlamento várias propostas relacionadas com a reforma dos portugueses.
Segundo o Correio da Manhã, a principal medida inclui a reposição da idade legal de reforma aos 65 anos. Este anúncio vem em resposta às atuais políticas de reforma que têm prolongado a idade de saída do mercado de trabalho.
Ainda de acordo com o mesmo jornal, outra medida significativa que o PCP pretende introduzir diz respeito à possibilidade de acesso antecipado à reforma para os contribuintes que tenham acumulado 40 anos de descontos. Esta proposta visa proporcionar aos trabalhadores a opção de se aposentarem mais cedo, reconhecendo o tempo prolongado de contribuição.