Algumas cidades em Portugal permitiram que os estabelecimentos ocupassem passeios e estacionamentos.
O número de esplanadas nas grandes cidades disparou com a pandemia e, na Maia, também se registou um aumento do número de licenciamentos de esplanadas.
A notícia é do Jornal de Notícias e dá conta de que “cidades como Porto, Lisboa e Braga isentaram proprietários de estabelecimentos e deram-lhes ainda direito a ocupar passeios e estacionamento”.
A verdade é que, com todas as restrições impostas ao setor da restauração, ter uma esplanada foi uma forma de começar a trabalhar mais rápido e de conseguir receber mais clientes. Ainda segundo JN, “as medidas excecionais de licenciamento de esplanadas fizeram disparar, do Norte ao Sul, o número e o alargamento destas estruturas para espaços públicos, como passeios ou lugares de estacionamento”.
Na Maia, o número de esplanadas também aumentou e os pedidos dispararam de quatro (2019) para 14 (2021). O mesmo aconteceu também em Matosinhos e Gondomar.
No Porto, as esplanadas licenciadas passaram de 223 para 537, de 2019 para 2020. Do mesmo modo, os pedidos de âmbito excecional cresceram, contando-se este ano 174 esplanadas em estacionamentos (mais 57 do que em 2020), 16 em praças e seis em largos.