Na sexta-feira, a Câmara Municipal da Maia, na sala D. Pedro IV, acolheu algumas das mais destacadas figuras do xadrez mundial para o Festival Internacional de Xadrez da Maia 2023, que decorrerá até 3 de setembro no Tecmaia. Os presentes participarão também no V Congresso de Xadrez “Strong Minds” a 30 de agosto.
A Câmara da Maia recebeu personalidades do xadrez mundial, incluindo Natalia Shukova, Shohreh Bayat, Awonder Liang, Praveen Balakrishnan e Nigel Davies. Estes foram recebidos pelo Vereador do Desporto e Juventude, que lhes deu as boas-vindas e desejou sucesso para o torneio, segundo o comunicado de imprensa divulgado pela Câmara Municipal da Maia.
O evento, que começou na Escola Príncipe da Beira, em Gueifães, na Cidade da Maia, com o apoio pela Junta de Freguesia da Cidade da Maia, tem crescido e recolhe hoje também, autarquia tem apoiado o evento e a Associação de Xadrez da Maia, com uma estratégia particular de dar mais visibilidade ao desporto feminino, conforme sublinhou Hernâni Ribeiro, Vereador do Desporto e Juventude. Ribeiro também destacou que o evento “traz ao Norte do país os melhores jogadores do mundo”, algo significativo para o Município.
Entre os oradores, Natalia Shukova, vereadora de Odessa e campeã europeia, focar-se-á na forma como o xadrez a preparou para a política. Shohreh Bayat, árbitro internacional, falará sobre o ativismo político no xadrez, enquanto Awonder Liang e Praveen Balakrishnan discutirão o xadrez e o ensino superior.
Nigel Davies, Grande Mestre de xadrez galês, e James Canty, streamer profissional, também contribuirão com as suas perspetivas.
Esta reunião de figuras notáveis do xadrez mundial reforça a posição da Maia como um polo de atividade no mundo do xadrez e destaca a importância da modalidade na região.
*Fotografia: Créditos: Mário Santos / CM Maia*