A vacinação de pessoas com mais de 30 anos será feita “entre o fim de julho e o início de agosto” e nessa altura “vão começar a vacinar-se as pessoas com 20 anos”, disse Henrique Gouveia e Melo.
A partir de agosto pessoas com mais de 20 anos vão começar a ser vacinadas contra a covid-19, segundo comunicou na passada terça-feira, 29 de maio, o coordenador da task-force para o plano de vacinação contra a covid-19, no âmbito da conferência eHealth Summit, em Lisboa.
“Vamos acabar a vacinação das pessoas acima de 30 anos entre fim de Julho e início de Agosto e nessa altura vão começar a vacinar-se as pessoas com 20 anos”, avançou Henrique Gouveia e Melo em declarações aos jornalistas.
“É natural que no início de agosto estejamos a vacinar pessoas na faixa etária dos 20 aos 30 anos”, reforçou ainda.
Estima-se que mais de 90% da população estará vacinada quando se chegar à faixa etária dos 18 anos, conforme explicou o coordenador da Task-Force.
“É muito pouco provável que, com essa taxa de vacinação, o vírus continue a persistir de forma endémica na população”, disse o vice-almirante, acrescentando que este vai acabar “por morrer” não tendo como se propagar na comunidade.
Gouveia e Melo acredita, por isso, não ser necessária a vacinação de crianças porque, ao vacinar-se 70%, 80%, 90% da população, estamos a protege-las.
E ainda, a partir do próximo domingo, dia 6 de junho, as pessoas com mais de 40 anos serão chamadas através do agendamento local, nos centros de saúde, sendo uma semana depois aberto o agendamento online.
Também as pessoas que tiveram covid-19 há seis meses podem agendar a vacinação. “Essa restrição que havia na base de dados já foi retirada”, sublinhou o vice-almirante, e há pessoas recuperadas da doença que já estão a ser imunizadas.