O refugiado de Cuba que escolheu Portugal como pátria, pulverizou o recorde de Nélson Évora e quer ser o melhor do mundo de sempre. Estará aqui o ouro para Portugal?
Portugal ainda pode trazer ouro olímpico de Tóquio. Para isso conta com o melhor de sempre na prova de triplo salto masculino: Pedro Pablo Pichardo. O atual Campeão da Europa é o melhor português de sempre no triplo salto, com 17,95 metros e é ainda o detentor da melhor marca mundial de 2021. O atleta do Benfica apurou-se para a final, facilmente, com um salto de 17,71 metros, nos mesmos apuramentos em que Nelsón Évora, o anterior recordista português, saiu lesionado.
Pichardo desertou de Cuba em abril de 2017 durante um estágio em Estugarda, na Alemanha. Na altura a notícia correu mundo, pois tratava-se de uma das maiores promessas do atletismo mundial e era já vice-campeão mundial. Ficou impedido de representar o país a nível internacional e de regressar à ilha durante oito anos.
Acabou por escolher Portugal como a sua nova pátria ao abrigo do estatuto de refugiado e já elevou o país com a conquista da medalha de ouro nos Europeus de Atletismo de Pista Coberta e ao bater o recorde de Nélson Évora. Mas atenção, Pichardo pretende mesmo bater o recorde mundial da disciplina, de Jonathan Edwards, 18.29 metros, em agosto de 1995.
Ver esta publicação no Instagram