Esta sexta-feira, de 12 de abril, Pinto da Costa esteve no Castêlo da Maia, no auditório da Universidade da Maia, em conversa com sócios e apoiantes do Futebol Clube do Porto.
A iniciativa de campanha começou por recordar a história, os títulos e grandes figuras do clube azul e branco, antes do monólogo inicial de Pinto de Costa. O candidato, ladeado na mesa por Vítor Baía e João Kohler, sublinhou que se candidatou depois de ver os nomes da lista do “outro candidato”, referindo que são pessoas que estão ali para se servirem do F. C. Porto e não para servirem o F. C. Porto.
O candidato e atual presidente dos dragões começou por reforçar a garantia de que a academia do clube irá ser concretizada na Maia. “A nossa academia é para fazer aqui na Maia”, foi a mensagem que Pinto da Costa deixou na primeira intervenção que fez na iniciativa de campanha “Conversas com o Presidente”.
Pinto da Costa afirmou ainda, a propósito de declarações de Francisco Vieira de Carvalho, Vereador da Câmara Municipal da Maia, durante uma reunião de Câmara, que o professor “Vieira de Carvalho deve estar revoltado com os comportamentos de alguém que ele pôs no mundo”.
O atual presidente defendeu ainda João Koehler, candidato a diretor financeiro do clube, que “desde que é candidato, tem sido atacado de toda a maneira”.
Recorde-se que o Vereador socialista, Francisco Vieira de Carvalho, filho do antigo Presidente da Câmara Municipal da Maia, levantou dúvidas sobre quem poderá estar por trás da aquisição dos lotes necessários para a infraestrutura avançar, durante uma reunião de executivo.
Seguiu-se uma sessão de perguntas e de conversa com Pinto da Costa. Tendo sido questionado sobre a possível continuidade do treinador Sérgio Conceição, o candidato sublinhou que não despede treinadores, lembrando que tirando o caso de Del Neri, todos saíram por mútuo acordo ou por vontade própria. no que concerne ao atual treinador, Pinto da Costa garantiu que é para manter.
Três propostas para os jovens no Centro do Futuro
Durante o dia foram reveladas algumas propostas, destacando-se a “criação de bilhetes com um tarifário e condições de fácil acesso para jovens até aos 30 anos para os jogos em casa”. A proposta “tem como premissa que os jovens portistas possam entrar na vida adulta mantendo uma frequência assídua nos jogos do FC Porto, mitigando as diferenças entre os diversos escalões sociais”.
A candidatura Todos Pelo Porto, propõs-se ainda a “oferecer um bilhete para um jogo da equipa principal no Estádio do Dragão, por época, a todos os sócios dos 18 aos 30 anos, com mais de um ano de sócio, oriundos dos concelhos do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo e três bilhetes para todos os jovens oriundos dos outros concelhos do País, em jogos e bancadas selecionados”.
Foi ainda revelado que Pinto da Costa pretende criar “um conselho oficioso”, para “complementar aos órgãos existentes”. Este novo órgão deverá ser “apenas formado por jovens sócios dos 18 aos 30 anos, que reunirão mensalmente para propor à direção do Clube ideias inovadoras na experiência com jovens”. A “Z Team” apresentará, mensalmente, algumas destas ideias aos membros da direção do Clube, Presidente e dois administradores.
O presidente e outros elementos pretendem participar, mensalmente, “num live nas redes sociais do Clube a responder a perguntas colocadas, por sócios do clube através das redes sociais”.