Jorge Nuno Pinto da Costa, presidente do FC Porto, anunciou a sua recandidatura para o que designou como último mandato na liderança do clube. O anúncio foi feito este domingo, dia 4 de fevereiro, numa cerimónia no Coliseu do Porto, onde foi recebido calorosamente por largas centenas de apoiantes, incluindo o técnico Sérgio Conceição.
Pinto da Costa, aos 86 anos, prepara-se para encabeçar a direção do clube pela 16ª vez consecutiva desde 1982, um período durante o qual o FC Porto conquistou inúmeros títulos nacionais e internacionais, consolidando o seu estatuto no futebol europeu. “Este será sem dúvida o meu último mandato”, afirmou o presidente, garantindo compromisso até ao fim.
A cerimónia foi também palco para sublinhar a importância da modernização e da infraestrutura do clube, com Pinto da Costa a destacar o projeto do centro de estágio na Maia como uma prioridade. “Concluir o nosso centro de estágio na Maia é um dos nossos objetivos, apesar dos esforços de boicote. Será lá que vamos ter o centro”, afirmou, reforçando o compromisso com o futuro e com a formação do clube.
A apresentação pública da candidatura de Pinto da Costa surge num momento de intensa competição eleitoral, marcada pela candidatura de André Villas-Boas, que também apresentou um forte apoio de figuras emblemáticas do clube. Por seu lado, Pinto da Costa conta com uma longa e frutífera trajetória à frente do clube, sublinhando um legado de sucesso e a intenção de preparar o FC Porto para novas conquistas.
Além disso, Pinto da Costa assegurou a integridade e a autonomia do clube ao afirmar que a SAD do FC Porto não estará à venda, sublinhando a sua oposição a transformar o clube num “entreposto de negócio com árabes.” Demonstrando confiança na saúde financeira do clube, prometeu que as contas do FC Porto apresentarão resultados positivos dentro de duas semanas, incluindo os capitais próprios.
O presidente do FC Porto aproveitou ainda o momento para enviar um abraço a Fernando Madureira, de quem diz ser amigo, na sequência da detenção do líder dos Super Dragões no âmbito da Operação Pretoriano.
A cerimónia contou também com a presença de figuras ilustres do universo portista, como António Oliveira, e uma série de antigos jogadores e treinadores, entre eles Paulinho Santos, Capucho, Ricardo Costa e Secretário.