Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, de 86 anos, está a combater um cancro na próstata. O diagnóstico foi descoberto há algum tempo e, até recentemente, a situação evoluía de forma estável. No entanto, o estado clínico de Pinto da Costa agravou-se nos últimos tempos, e a cirurgia está fora de hipótese. Atualmente, é seguido por uma equipa especializada no IPO do Porto.
Segundo a TVGuia, o estado psicológico de Pinto da Costa, após a sua saída da presidência do FC Porto, afetou significativamente a evolução da doença. Uma fonte, citada pela revista, mencionou que “as defesas foram por aí abaixo” e descreveu o quadro clínico como “muito difícil”.
Pinto da Costa foi presidente do FC Porto durante 42 anos, tendo perdido as eleições de abril para André Villas-Boas. A derrota impediu-o de iniciar o que seria o seu 16.º mandato consecutivo. Durante os seus longos mandatos, Pinto da Costa conquistou 2585 troféus em 15344 dias.
Entre as conquistas mais destacadas estão duas Taça/Liga dos Campeões, duas Taça UEFA/Liga Europa, duas Taças Intercontinentais, uma Supertaça Europeia, 22 campeonatos, 13 Taças de Portugal, 21 Supertaças Cândido de Oliveira e uma Taça da Liga.