O Ministério Público (MP) encontra-se a investigar as ligações entre Pinto da Costa, presidente do FC Porto, e os empresários Hernâni Vaz Antunes, Bruno Macedo e Pedro Pinho, no âmbito do caso Altice.
Segundo o Correio da Manhã, está em questão um acordo com diversos dirigentes desportivos, os quais terão aceitado devolver parte dos montantes cobrados por Pinto da Costa pela sua intervenção como intermediário em negócios, incluindo o contrato com a Altice que visava garantir as transmissões televisivas.
O jornal A Bola destaca que a investigação detetou uma “incongruência” no processo, visto que a prestação de serviços de intermediação entre a BM Consulting e Pesarp S.A., para a aquisição pela Altice dos direitos de transmissão televisiva, terá ocorrido após a conclusão das negociações entre a Altice e a SAD do FC Porto.
As autoridades estão também a investigar um pagamento de 10 milhões de euros da Altice à BM Consulting, de Bruno Macedo, metade do qual terá sido transferido para a empresa de Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente do clube, e para Pedro Pinho. O MP alega que Pedro Pinho era frequentemente solicitado para efetuar pagamentos de despesas não documentadas, alegadamente em interesse do FC Porto, e suspeita que o empresário tenha realizado ações para a esfera pessoal de Pinto da Costa.
Pinto da Costa monitorizado em encontro com Hernâni Vaz Antunes. Milionário investe no clube.
O Correio da Manhã aforma que a proximidade entre Pinto da Costa, Hernâni Vaz Antunes, Bruno Macedo e Pedro Pinho levou os inspetores da Autoridade Tributária a vigiar o líder do FC Porto e a monitorizar os seus contactos com o milionário, amigo do antigo vice-presidente da Altice. Um dos encontros foi mesmo fotografado, e o Ministério Público defende que, após uma reunião no Estádio do Dragão e um almoço numa marisqueira em Matosinhos, Hernâni prometeu investir um milhão de euros no clube. Estava em causa um empréstimo obrigacionista e Hernâni Antunes utilizou duas sociedades sediadas na Zona Franca da Madeira para ajudar o FC Porto.