O Complexo Municipal de Piscinas de Águas Santas, na Maia, foi fechado ao público, por precaução, devido a suspeitas da presença de Legionella.
A Câmara Municipal da Maia anunciou, na exta-feira, dia 1 de março, o encerramento temporário do Complexo Municipal de Piscinas de Águas Santas, após a deteção de possíveis sinais da bactéria Legionella nas instalações. A decisão de fechar o complexo foi tomada como medida de precaução para proteger a saúde pública.
Segundo a autarquia, foram imediatamente iniciados os procedimentos necessários para confirmar a presença da bactéria e eliminar qualquer ameaça potencial. As autoridades locais garantiram que todas as medidas sanitárias apropriadas estão a ser seguidas, com vista ao restabelecimento da segurança e reabertura do complexo.
A intervenção terá incluído um tratamento químico intensivo para a eliminação de organismos bacterianos nas instalações, seguido de análises específicas. No entanto, a confirmação da eliminação da bactéria depende dos resultados de culturas bacterianas, um processo que dura cerca de 10 dias.
Assim, o Complexo de Piscinas de Águas Santas permanecerá fechado ao público por, no mínimo, este período, podendo reabrir apenas com a garantia de que a ameaça de Legionella foi completamente erradicada.