A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu na passada terça-feira, dia 16 de agosto, no porto de Leixões, em Matosinhos, 1,11 toneladas de cocaína. Foram detidas seis pessoas.
A apreensão e consequentes detenções surgiram no âmbito de uma operação de deteção de droga por parte da Autoridade Aduaneira do porto de Leixões, que identificou a cocaína dissimulada em carga, vinda de um país sul-americano e que tinha como destino uma empresa portuguesa.
Em comunicado, a PJ destacou a “excelente articulação, coordenação e cooperação entre a Policia judiciária e a Autoridade Aduaneira”, o que fez com que fosse possível acabar com a atividade da organização criminosa, “tendo conduzido à apreensão de avultada quantidade de estupefaciente e à identificação deste modus operandi de ocultação de droga”.
Os seis detidos, todos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 32 e os 48 anos, eram de nacionalidade estrangeira (2) e os restantes (4) nacionais e, “pelos indícios recolhidos, terão efetuado importações similares, muito provavelmente ocultando, camuflado na carga, produto estupefaciente”.
Um dos cidadãos estrangeiros havia fundado a empresa em Portugal, para onde iria a carga importada, há cerca de quatro anos. Contudo, não foi possível visualizar “atividade empresarial associada ao seu objeto de negócio”.
Além da cocaína, no seio da operação foram apreendidos três automóveis, dinheiro (euros, dólares e reais) e vários artigos relacionados com o tráfico de droga.