Está previsto que as poeiras laranjas do deserto do Sáara estejam de volta a Portugal entre esta quinta-feira e sábado, dias 24 e 26 de março. É a segunda vez num espaço de 15 dias que estas poeiras atingem o país mas, desta vez, “com menor expressão”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Principalmente amanhã [serxta-feira], é provável que haja novamente um episódio de poeiras provenientes do norte de África. É um episódio mais temporário e em princípio de menor expressão”, adiantou a meteorologista Maria João, em entrevista à TVI/ CNN Portugal.
Segundo a previsão do IPMA, este caso vai-se desenrolar de forma progressiva para leste, o que vai provocar a alteração do padrão de circulação, “de tal forma que no dia 26 de março a concentração de poeiras será já muito baixa e poder-se-á considerar este episódio concluído”.
Assim, a Direção Geral da Saúde deixou algumas notas (DGS) a propósito das poeiras de África:
– Evitar esforços prolongados;
– Limitar a atividade física ao ar livre;
– Evitar a exposição a fatores de risco, como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes;
– Os grupos vulneráveis devem manter-se no interior dos edifícios e preferencialmente com as janelas fechadas.
Este grupo inclui as crianças, os idosos, os doentes com problemas respiratórios crónicos (designadamente asma) e doentes do foro cardiovascular.
– Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso;
– Caso tenha sintomas, a DGS recomenda que contacte a Linha Saúde 24 ou recorra a um serviço de saúde.
Na semana passada, um fenómeno semelhante atingiu a Península Ibérica durante a depressão Célia, fazendo com que existissem poeiras em suspensão tingindo a atmosfera de cor alaranjada e escurecendo o país.
Leia também: