A nova esquadra da Maia está a ser projetada segundo a certificação Passive House, que implica uma construção de elevado desempenho e eficiência energética.
A nova esquadra da Polícia Municipal da Maia está a ser projetada segundo rigorosos critérios da Certificação Passive House e será a primeira do país a conquistar este selo. Para o efeito será reabilitado um edifício na Rua Eng. Duarte Pacheco.
A certificação Passive Hoje significa que o imóvel deve seguir um padrão de elevado desempenho e eficiência energética, de qualidade do ambiente interior e ao mesmo tempo ser economicamente acessível e sustentável.
Fazendo jus à definição do Nearly Zero Energy Building (NZEB), este é o mais elevado padrão de eficiência energética a nível mundial com poupanças energéticas na ordem dos 75% em comparação com os edifícios convencionais.
Numa Passive House há uma redução drástica das emissões de CO2, devido ao seu elevado desempenho energético, e as baixas necessidades de energia são facilmente supridas por fontes renováveis de energia.
“A 1ª Esquadra Passive House de Portugal dá continuidade à política de inovação do município e também à aposta estratégica de descarbonização do território, a caminho do balanço neutro de carbono”, disse António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, sobre a importância deste projeto.
“Ao mesmo tempo vamos construir um equipamento estrategicamente localizado e que dará resposta às necessidades dos munícipes”, acrescentou.