Conheço Luís Montenegro há vários anos. Trabalhei com ele na Assembleia da República durante o mandato de Pedro Passos Coelho, naqueles que foram talvez os quatro anos mais exigentes da democracia portuguesa.
Numa altura em que era necessário cumprir o programa de ajustamento originado e negociado pelo PS, coube ao Partido Social Democrata governar em difíceis condições, que obrigaram à tomada de medidas impopulares e nem sempre unânimes na bancada parlamentar.
Luís Montenegro foi durante este difícil período um líder exímio, que soube agregar os deputados, congregar vontades diferentes, fazer cedências e realizar com mestria os equilíbrios necessários à estabilidade governativa.
Hoje o País precisa de uma oposição forte. Uma oposição que seja alternativa de governação e tenha a capacidade de oferecer aos portugueses as reformas para um futuro mais próspero. Reconheço no Luís Montenegro a força, a inteligência, a seriedade, o rigor, a determinação e a capacidade de agregar consensos que o País necessita, agora na oposição e depois na governação.
O País precisa de uma oposição com um projeto capaz de vencer eleições por mérito próprio sem ter de esperar que seja o PS a perdê-las pela inação e incapacidade governativas.
O PSD precisa de um líder que faça oposição ao governo e não oposição ao PSD. O PSD precisa de todos nós.
É por isso tempo de apoiar uma liderança que encontre nas diferenças de opinião e na liberdade de escolha qualidades essenciais num partido que se quer plural, representativo da sociedade civil e aberto a todos. Luís Montenegro conta com todos e já anunciou que conta com quem não é seu apoiante, nem pensa como ele, para construir o futuro. Mais. Luís Montenegro não voltaria as costas aos nossos autarcas, em momentos exigentes da vida política. O seu sentido de proximidade é unanimemente reconhecido e estou certa que dele ouviríamos palavras de confiança e incentivo.
Por tudo isto, mas também pelo reacendimento da solidariedade, da proximidade e da palavra enquanto valores da social democracia, eu apoio o Luís Montenegro!
Pela Maia, por Portugal e pelo PSD, mas sobretudo, pelas Pessoas, eu apoio o Luís Montenegro!
Emília Santos
Vereadora da Câmara Municipal da Maia