O Portal da queixa registou 356 burlas associadas a fraude online desde início do Estado de Emergência.
Desconfie sempre quando alguma plataforma online que não conhece lhe pede dados pessoais. Pode estar a ser vítima de esquemas que têm como objetivo retirar-lhe informações pessoais e dados bancários. No caso do MB Way é muito simples enviar quantias de dinheiro. Essa facilidade tem sido utilizada por atacantes que se aproveitam de pessoas pouco habituadas a compras online.
Desde que foi declarado o Estado de Emergência em Portugal, o Portal da Queixa registou 356 reclamações sobre fraudes online. Em média, são 16 novas queixas de burlas por dia. Os atacantes aproveitam-se da inexperiência em compras online de algumas pessoas para as levar a divulgar credenciais em sites falsos e dar acesso à aplicação MB Way.
Estas burlas representam 25% do total de queixas registadas nesta plataforma deste do início do ano. Ao todo, são 1377 queixas. Entre Janeiro e Março, foram registadas 118 burlas através do MB Way, mais 94 casos comparativamente ao mesmo período em 2019.
GNR alerta para ataques de “phishing” alusivos ao novo vírus
Já ouviu falar de Phishing? Trata-se de um ataque, via internet, que tem como objetivo captar informações pessoas, dados bancários e contaminar o seu telefone ou computador com vírus.
Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana alertou para este “novo perigo” que se aproveita dos “receios da população sobre o vírus”.
GNR alerta para ataques de “phishing” alusivos ao novo vírus