Por milhão de habitante, Portugal só é suplantado pela Suécia em termos de novos casos de infeção pelo SARS-COV-2.
A conclusão é de um estudo desenvolvido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) e pelo Cintesis: Pior que o nosso país, só a Suécia, que ainda não conseguiu controlar a epidemia.
Os resultados deste estudo foram publicados no Metis, com o objetivo de alerta a população para o comportamento dos últimos dias, e considerando os dias de 10 a 15 de junho, que podem ser potenciadores de propagação.
Os dados reportados pelos países ao Centro Europeu de Controlo e Prevenção de Doenças (ECDC, na sigla inglesa) e, no caso de Espanha, pela autoridade nacional de saúde espanhola, colocam Portugal e Suécia como os países onde a pandemia mais cresce. São apenas três, contando também com a Polónia, os países da União Europeia, onde a infeção por Covid-19, está a crescer. Em todos os restantes, os casos estão a diminuir.
Lisboa e Vale do Tejo concentra mais de 90% dos casos de Covid-19
A região de Lisboa e Vale do Tejo continua a concentrar mais de 90% dos casos diários de infeção de covid-19, registando 283 das 310 novas infeções reportadas ontem, segundo a DGS.
“Neste momento, em crescimento só estamos nós, Suécia e Polónia, todos os outros estão a diminuir o número de novos casos, dá que pensar”, referiu Paulo Santos, responsável pela plataforma Metis e professor da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.
O investigador do Cintesis realçou ainda que tem havido uma subida dos internamentos e dos doentes a precisar de cuidados intensivos.