O vice-almirante apelou aos que ainda não receberam a segunda dose para que aproveitem a modalidade de casa aberta.
A “task force” responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 terminou a sua missão de planificação e gestão logística no contexto da pandemia, anunciou esta terça-feira o coordenador da equipa, o vice-almirante Henrique Gouveia e Melo.
Em declarações prestadas na reunião na sede da “task force”, o líder da equipa – que recebeu o primeiro-ministro, António Costa, a ministra da Saúde, Marta Temido, e o ministro da Defesa, João Gomes Cravinho – vincou o êxito da operação de vacinação.
“Estamos em 84 e qualquer coisa de segundas doses. Já podíamos ter atingido os 85% de vacinação completa, mas vamos relembrar algumas pessoas e dentro de semana ou semana e meia, senhor primeiro-ministro, terá os 85%”, disse o vice-almirante.
“Acho que entrego a minha missão, está terminada e agora fica o núcleo a fazer a transição”, explicou.
Recorde-se que Henrique Gouveia e Melo assumiu o comando da “task force” no dia 3 de fevereiro, na sequência da demissão do anterior coordenador Francisco Ramos, que esteve pouco mais de dois meses à frente da equipa.
O primeiro-ministro agradeceu o trabalho do vice-almirante Gouveia e Melo e de toda a equipa envolvida no processo de vacinação. António Costa diz que Portugal, no processo de vacinação, foi o “melhor do mundo” e que esta “missão foi indiscutivelmente coroada de sucesso”.
Agora “é hora de regressar ao anonimato”
À margem da sessão, em que foi anunciado o fim da missão da equipa coordenadora do processo de vacinação, o vice-almirante Gouveia e Melo agradeceu, em jeito de balanço de oito meses de trabalho à frente deste processo, à população e a todas entidades e profissionais envolvidos no plano de vacinação.
“Julgo que temos de estar todos contentes por termos em conjunto feito uma coisa que vai ficar na história e agora vou-me despedir e vou voltar ao anonimato das minhas funções militares que é como deve de ser. Muito obrigada por tudo”, concluiu.