Portugal perdeu 2-1 com a Coreia do Sul, na terceira e última jornada da Fase de Grupos do Mundial Qatar 2022. Golo da seleção das “Quinas” foi de Ricardo Horta.
Fernando Santos apresentou várias mudanças em relação à partida com o Uruguai, na passada segunda-feira. Diogo Dalot, António Silva, Vitinha, Matheus Nunes e Ricardo Horta foram as alterações que o técnico português realizou, para descansar alguns jogadores, ou impedir que outros pudessem falhar os oitavos-de-final por acumulação de amarelos (Rúben Dias, Bruno Fernandes, João Félix).
Cedo na partida, Ricardo Horta foi uma aposta ganha nas escolhas de Fernando Santos quando, aos 6′, depois de um excelente trabalho de Diogo Dalot, finalizou para o 1-0 na partida.
Aos 27′, depois de uma assistência involuntária de Cristiano Ronaldo, Kim Young-Gwon restabeleceu a igualdade no marcador batendo Diogo Costa. Ao intervalo, como tem sido recorrente nas partidas já disputadas pela seleção portuguesa neste Mundial, o resultado era um empate, mas desta vez a uma bola.
No segundo tempo, com pouco brio, pouca criatividade, nada fazia prever que o resultado se iria alterar. Já na compensação, Son Heung-Min conduziu de forma brilhante o contra-ataque da seleção coreana, e no momento certo assistiu Hwang Hee-Chan, que fez o 2-1. Com este resultado, a seleção orientada por Paulo Bento chega aos oitavos-de-final do Mundial.
Nos oitavos-de-final, Portugal e Coreia do Sul terão de esperar pelos jogos do Grupo G, Camarões-Brasil e Sérvia-Suíça, ambos a partir das 19h, para determinar quem irá passar em primeiro e defrontar a Coreia do Sul e em segundo lugar e defrontar Portugal, num grupo em que o Brasil lidera com 6 pontos, e tem o primeiro posto praticamente decidido.