As temperaturas vão voltar a subir e a poeira laranja do Saara vai voltar a atingir Portugal já neste fim de semana.
À semelhança do que acontecera em março passado, em que Portugal ficou por baixo de uma poeira laranja proveniente do norte de África, o mesmo se vai passar este fim de semana, por força do aumento das temperaturas. Em época de Carnaval, o céu vai vestir o fato alaranjado e deixar novamente os carros todos sujos de pó.
As tempestades do Saara já começaram a circular no dia 14 de fevereiro, sendo que as Ilhas Canárias, em Espanha, foram a zona mais afetada. Daí em diante, prevê-se que o resto da Península Ibérica seja também atingida.
O “estado do tempo em Portugal continental entre sexta-feira, dia 17 de Fevereiro, e terça-feira, dia 21, será condicionado por uma depressão com expressão em altitude a sudoeste da Península Ibérica”, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Com as poeiras, regressam também as altas temperaturas em todo o País, “com períodos de muita nebulosidade e ocorrência de aguaceiros, que poderão ser acompanhados de trovoada, em especial nas regiões Centro e Sul”.
Tal como aconteceu na primeira vez que estas poeiras atingiram o nosso território, elas podem representar um risco para a saúde de muitos portugueses.