Um estudo revela que os portugueses estimam gastar em média 215 euros nas compras de Natal deste ano, o valor mais baixo dos últimos três anos.
De acordo com um estudo do Cetelem, uma marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, os portugueses planeiam reduzir os gastos nas compras natalícias este ano. Prevê-se que o valor médio despendido será de 215 euros, o mais baixo nos últimos três anos, com uma diminuição de 24 euros comparativamente a 2022 e menos 84 euros face a 2021. Este valor divide-se em 120 euros destinados a presentes (56 euros para crianças e 63 euros para outros), 80 euros para mercearia e 15 euros para decorações.
O estudo “Observador Natal 2023” revela que 98% dos inquiridos planeiam oferecer presentes, mas focar-se-ão nos mais próximos, representando 63% das ofertas. A média de presentes a comprar por pessoa é de 8,6, ligeiramente inferior ao ano anterior.
Num contexto de preocupações económicas, onde um terço dos inquiridos mudou de residência recentemente por razões financeiras e 37% consideram a situação económica pior do que há um ano, 90% dos participantes no estudo procuram formas de poupar. Entre as estratégias adotadas, 49% pretendem aproveitar descontos e promoções, e igual percentagem focar-se-á apenas nos bens essenciais. Cerca de 34% reduzirão as compras de produtos com aumentos de preços significativos.
Quanto aos tipos de presentes mais populares, chocolates, biscoitos e bolachas lideram as preferências (84%), seguidos por vestuário e acessórios de moda (79%), e vinhos ou outras bebidas (73%). Brinquedos, embora no quinto lugar em termos de intenção total de compra (63%), são os presentes com maior certeza de compra, com 48% dos inquiridos a afirmar que irão adquiri-los.
Finalmente, o estudo indica que 40% dos consumidores usarão cartão de crédito nesta época, esperando gastar em média cerca de 240 euros, ligeiramente abaixo dos 250 euros gastos em 2022.