A carga fiscal em Portugal pesa 63% no preço final da gasolina simples 95 e 58% no preço final do gasóleo simples.
Os valores dos combustíveis continuam a subir e o preço por litro de gasolina simples 95, em alguns postos de abastecimento, já ultrapassa os 2 euros. No caso do gasóleo simples, o valor por litro já está acima dos 1,5 euros. Esta subida de preços está relacionada com o aumento do preço do barril de petróleo de Brent – em apenas um ano, disparou mais de 95%.
A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) revelou que a carga fiscal em Portugal pesa 63% no preço final da gasolina simples 95 e 58% no preço final do gasóleo simples. Valores acima da média europeia a que correspondem 60% e 54%, referentes à gasolina e gasóleo, respetivamente.
Este aumento do preço dos combustíveis está a motivar o agendamento de uma “greve aos abastecimentos”, marcada através das redes sociais para os dias 15, 21, 22, 28 e 29 de outubro. Este grupo de insatisfação surgiu de forma espontânea e pretende ainda bloquear as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama.
Já o governo de António Costa aponta as margens de lucro das gasolineiras e petrolíferas como culpadas deste aumento de preço, considerando que praticam margens excessivas. O executivo já apresentou mesmo uma proposta, aprovada pelo parlamento, para limitar estas margens de lucro.