Os preços dos combustíveis vão aumentar na semana de 11 a 17 de novembro, com subidas de 2,5 cêntimos por litro tanto para o gasóleo como para a gasolina.
A próxima semana trará um aumento nos preços dos combustíveis em Portugal, afetando tanto o gasóleo como a gasolina. De acordo com o ECO, os consumidores irão enfrentar uma subida de 2,5 cêntimos por litro no preço de venda ao público de ambos os combustíveis a partir de segunda-feira, dia 11 de novembro.
Os dados da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), recolhidos em cerca de 2200 postos de abastecimento e incluindo descontos locais, cartões de cliente e promoções, indicam que o preço médio do gasóleo simples estava, no dia 7 de novembro, em 1,557 euros por litro, enquanto a gasolina simples 95 alcançava 1,677 euros por litro.
Entretanto, o Governo prometeu manter inalterada a taxa de carbono até ao final de 2025, após três descongelamentos que este ano pressionaram o preço dos combustíveis. A ministra da Energia e do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, garantiu aos deputados que não haverá mais aumentos nesta taxa, assegurando que esta componente fiscal não voltará a pesar nos orçamentos dos portugueses até ao final do próximo ano. Segundo a ministra, o impacto na receita do Estado virá do aumento do consumo de combustíveis, dado que a economia ainda não está suficientemente descarbonizada, e não de novas subidas de impostos.