O NOTÍCIAS MAIA foi o primeiro orgão de comunicação maiato a informar sobre o primeiro caso de Covid-19 confirmado na Maia. Recorde aqui alguns momentos que marcaram este ano.
O primeiro caso de Covid-19 na Maia foi confirmado a 11 de março de 2020. Um dia depois da Organização Mundial de Saúde considerar a Covid-19 uma pandemia. O NOTÍCIAS MAIA foi o primeiro órgão de comunicação maiato a informá-lo e, ao longo do último ano, fomos os únicos a atualizar diariamente os números da pandemia.
A 5 de março, três dias depois da confirmação do primeiro caso em Portugal, o NOTÍCIAS MAIA foi para a rua perceber a informação que os maiatos tinham sobre o vírus. Recorde o vídeo:
Durante este ano a Maia respirou ao ritmo do resto do país e foi muitas vezes pioneira. Maiatos e autarquia fizeram um grande esforço no sentido de atenuar esta crise. Recorde-se que a Maia criou, ainda em março, um Centro de Rastreio Móvel para agilizar a testagem na Maia. A autarquia estima que investiu 5,4 milhões de euros no combate à pandemia.
Depois disso, e de todos os lados da comunidade maiata, seguiram-se: doações de máscaras; doações de alimentos; música e palmas nas varandas; a Policia Municipal da Maia a cantar os parabéns a uma criança; um maiato que recuperou da doença aos 100 anos; a abertura de um centro de Covid-19 negativo de Acolhimento para Idosos; caixas solidárias espalhadas pelo concelho; maior testagem; E finalmente as vacinas.
Durante este ano produzimos centenas de notícias no sentido de informar que nos acompanha e, agora, partilhamos quatro momentos de esperança captados pelas nossas lentes.