Os primeiro grupo de refugiados da guerra Ucraniana chegou no sábado passado, dia 5 de março, à Maia. A representante do Alto Comissariado das Migrações, Nataliya Khmil, refere que chegaram ao Município sete refugiados ucranianos, com o objetivo de procurar um nova vida em Portugal.
Khmil confirmou à CNN Portugal que já chegou à Maia e Baguim do Monte, freguesia de Rio Tinto, concelho de Gondomar, uma carrinha com nove refugiados da Ucrânia, tratando-se da “primeira carrinha que enviámos com produtos alimentares” e que agora regressa com nove deslocados, que “ficarão alojadas em casa de familiares”, divulgou a responsável na manhã do dia 5 de março.
A vontade de ajudar tem vindo de muitos ucranianos desta região, incluindo também muitos russos, que manifestam o pesar pela guerra de forma anónima, deixando bilhetes em que lamentam a guerra e expressam solidariedade.
A Maia tem uma grande comunidade de russos e ucranianos perfeitamente integrada no concelho e que, naturalmente, mostra-se disposta a receber amigos e familiares ou mesmo conterrâneos que não conhecem.