A Metro do Porto vai apresentar este sábado, dia 11 de fevereiro, o novo veículo da sua frota, a partir das 9:30 horas na estação da Trindade, onde vai ficar até à próxima terça-feira.
A primeira de 18 composições percorreu um longo percurso entre a China e Matosinhos, com uma paragem no porto de Tarragona, na Catalunha. A composição foi submetida a uma série de testes, vai estar agora em exposição para depois ser introduzida na rede da Metro do Porto.
A compra das novas composições representou um investimento de 49,6 milhões de euros, financiados pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos e pelo Fundo Ambiental.
Ao longo deste ano, as 17 carruagens restantes vão chegar, de forma faseada, para que a frota total seja de 120 veículos. As composições compradas pela Metro do Porto a uma empresa chinesa vão servir as duas linhas em construção, para acrescentar seis quilómetros e sete estações à rede, num investimento global na ordem dos 300 milhões de euros
Na apresentação deste sábado são esperadas as presenças do ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, e do secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado.