Oito homens foram detidos por suspeita de manter rede de tráfico de estupefacientes em Gaia, Maia, Espinho e Valongo. Três deles vão ficar em prisão preventiva.
A Guarda Nacional Republicana desmantelou, no dia 6 de janeiro, uma rede de tráfico de droga que operava em várias localidades de Vila Nova de Gaia, Maia, Espinho e Valongo.
Os oito detidos, com idades compreendidas entre os 29 e os 51 anos, já foram presentes a primeiro interrogatório, no Tribunal de Instrução Criminal do Porto e as medidas de coação são já conhecidas.
“A três dos detidos foi-lhes aplicada a medida de coação de prisão preventiva, a outros três apresentações periódicas nos postos policiais das suas áreas de residência e aos restantes dois, a medida de coação de termo de identidade e residência”, lê-se em comunicado enviado pela GNR.
Desmantelada rede de tráfico de droga que operava na Maia
A investigação por tráfico de estupefacientes durou dois anos e culminou na detenção de oito homens com idades compreendidas entre os 29 e os 51 anos, todos com antecedentes criminais por ilícitos da mesma natureza.
Segundo a GNR, na sequência da ação, foram efetuadas onze buscas domiciliárias e uma em estabelecimento de restauração e bebidas, tendo sido apreendido o seguinte material: 392 quilos de folhas de tabaco moído; 47 600 cigarros; 10,408 quilos de haxixe; 143 doses de liamba; Quatro veículos; Nove telemóveis; Três balanças; Duas armas de ar comprimido; Um revólver; Uma soqueira; Uma máquina de jogo ilegal; 10 480 euros em dinheiro.
“Além do material apreendido, foi elaborado um auto de notícia por crime de introdução fraudulenta no consumo, no valor de 76 800 euros, e ainda um auto de contraordenação respeitante a bebidas alcoólicas”, informa a força militar.
A ação contou com o reforço do Destacamento de Intervenção (DI) do Porto e do Destacamento de Ação Fiscal (DAF) do Porto e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).