Na segunda-feira, dia 18 de maio, a STCP teve 100 mil passageiros, mais 40% do que as pessoas transportadas no início de maio e o equivalente a 35% da procura antes da pandemia.
A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) transportou um total de 100 mil passageiros na passada segunda-feira, um aumento de 40% dos números do início de maio, mas que fica a apenas 35% da procura em período pré-pandemia, divulgou a empresa.
Em comunicado, a empresa refere que o mês de maio “arrancou com 71 mil passageiros, número que foi aumentando dia-a-dia, atingindo a média de 80 mil na primeira semana de desconfinamento e 90 mil na segunda semana”.
A oferta da STCP foi reposta no dia 4 de maio, com a implementação do horário “Férias Escolares” (até agosto), que corresponde a 95% das viagens normais, aos dias úteis, e a 100% nos horários de sábados, domingos e feriados.
Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltaram já ao horário “Normal” e somente 37 mantêm o horário de “Férias Escolares”.
De acordo com as orientações do Governo, explicou a empresa, é obrigatório usar máscara e a capacidade das viaturas é de, no máximo, 2/3, sendo o acesso aos autocarros realizado novamente pela porta da frente. Também regressaram as validações e venda de bilhetes a bordo, mas com pagamento de valores certos, não há trocos.
Encontra-se também em curso a ação de proteção dos lugares de condução, através da instalação de cabines, para maior segurança no contacto entre motoristas e passageiros. Segundo a STCP, este processo estará concluído ainda este mês e envolve a totalidade da frota da STCP, totalizando mais de 400 viaturas.