A Associação de Futebol do Porto assinou, esta segunda-feira dia 30 de janeiro, um protocolo com o Agrupamento de Escolas de Pedrouços para efetivar o “Programa ABC da Bola” na Escola Básica do Paço.
Numa primeira fase, o objetivo desta iniciativa é aumentar o número de praticantes de futebol e futsal e, ao mesmo tempo, sensibilizar os mais jovens para a necessidade da prática desportiva. Ainda assim, com este projeto pretende-se colocar o futebol e o futsal no calendário das Atividades de Enriquecimento Curricular para que estas modalidades passem a constar desde cedo nas atividades inseridas no contexto da disciplina de Educação Física e Motora.
Esta é já a quinta escola dos 18 Municípios do Distrito do Porto onde chega o programa. Mas o objetivo, numa fase inicial, é “atingir as 18 escolas, ou seja, uma escola por concelho”. A partir daí, o que vier é bem-vindo. “Queremos é que as crianças pratiquem”, disse o presidente da Associação de Futebol do Porto, José Neves.
Portugal é o país onde o desporto é menos praticado e com pouca representatividade por parte do sexo feminino. Por isso, não escondeu o desejo de ver mais meninas inseridas no desporto adaptado. “Queremos mais atletas, mais árbitras, mais enfermeiras, mais médicas, mais dirigentes”.
José Neves agradeceu ainda a disponibilidade e a “permanente” colaboração da Câmara Municipal. “Muito obrigado por tudo o que fazem pelo desporto e em particular pelos nossos associados”.
O Vereador do Desporto, Hernâni Ribeiro, recordou que a autarquia foi pioneira na implementação da prática desportiva junto dos alunos do 1.º ciclo, atividade que arrancou na Maia em 1989. No entanto, “com espírito aberto estamos sempre recetivos a novos desafios”.
Já o diretor do Agrupamento de Escolas de Pedrouços, Sérgio Almeida, não escondeu o desejo de ver o programa chegar a todas as escolas da sua área geográfica porque “estas parcerias com entidades externas são fundamentais para levar avante outros projetos”.
Nesta dia foi também dado o pontapé de saída para o programa ABC da Bola, onde os alunos e as alunas do estabelecimento de ensino vestiram as cores da Associação de Futebol do Porto e participaram em jogos de futebol organizados pela equipa da AFP.