Programa de Saúde Escolar para o ano letivo 2023/2024, vai abranger 5356 alunos de 265 turmas do concelho.
O Município da Maia lançou o Programa de Saúde Escolar para o ano letivo 2023/2024, abrangendo 5356 alunos de 265 turmas tanto da rede pública quanto da rede solidária do concelho. A cerimónia de implementação do programa ocorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal da Maia nesta terça-feira, 21 de novembro.
De acordo com a Câmara Municipal da Maia, este ano, o programa observa um crescimento significativo, com um aumento de 59,3% no número de turmas envolvidas e 35% no total de alunos alcançados, comparativamente ao ano anterior. A iniciativa foi destacada pela Vice-Presidente com o pelouro da Saúde, Emília Santos, que entregou os protocolos aos representantes dos sete agrupamentos escolares, instituições de solidariedade social, ensino superior, padrinhos, madrinhas e embaixador.
A Vice-Presidente enfatizou a longevidade e importância do programa, que já vigora há 18 anos, sublinhando o compromisso do Município da Maia com a prevenção e promoção da saúde e bem-estar desde antes da transferência de competências da Administração Central para a Local. Emília Santos ressaltou a responsabilidade do município em cuidar da saúde e bem-estar da população, especialmente a partir das gerações mais jovens.
Ainda de acordo com a autarquia, o Programa de Saúde Escolar da Maia, desde a sua implementação em 2005, já envolveu mais de 103 mil alunos, promovendo um estilo de vida ativo e saudável e contribuindo para o desenvolvimento pessoal, intelectual, físico e emocional das crianças e jovens do concelho. A iniciativa conta com a colaboração de diversas instituições, incluindo a Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Instituto Português do Sangue e da Transplantação, entre outras.
A autarquia da Maia destacou ainda a inclusão de padrinhos e madrinhas no programa, tais como a campeã olímpica Fernanda Ribeiro e a apresentadora Alexandra Martins. Também o Futebol Clube do Porto foi anunciado como o embaixador do programa para o ano letivo 2023/2024.