O projeto promove atividades de forma a desenvolver competências pessoais, sociais, empreendedoras, escolares e profissionais junto destas crianças e jovens e suas famílias.
O Projeto Bué d’Escolhas está de volta na sua 8ª geração e já arrancou no dia 1 de abril de 2021.
O projeto é dirigido a crianças e jovens, entre os seis e os 24 anos, e seus respetivos familiares, que se encontrem em situações de vulnerabilidade e risco social, oriundas das Freguesias de Pedrouços e Águas Santas. O objetivo é desenvolver competências pessoais, sociais, empreendedoras, escolares e profissionais junto destas crianças e jovens e suas famílias, que concorram para a diminuição dos fatores de risco a eles associados, potenciando a sua reintegração e atendendo à igualdade de oportunidades e ao reforço da coesão social.
Na prática, são desenvolvidas atividades, sensibilizações e feita uma mediação entre os jovens e as suas famílias onde o objetivo é promover os resultados escolares, integração, entre outros.
As crianças e jovens abrangidas pelo projeto foram já sinalizadas pelos técnicos de ação social, os agrupamentos escolares, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e ainda pelas Equipas Multidisciplinares de Apoio Técnico aos Tribunais (EMAT).
A iniciativa foi desenvolvida ao abrigo do Programa Escolhas, sendo que esta 8ª Geração dá continuidade ao trabalho desenvolvido na 5ª, 6ª e 7ª geração.
A Câmara Municipal da Maia é a entidade promotora do Projeto e a Santa Casa da Misericórdia da Maia assume a função gestora, sendo o desenvolvimento feito em parceria com um consórcio composto por 17 instituições.