A turma 8.º E do Agrupamento de Escolas Professor Vieira de Carvalho, em Moreira, venceu o concurso Maia.eMotion com o projeto “Like Bike”, que propõe a criação de uma ciclovia para facilitar o acesso à escola.
A turma 8.º E do Agrupamento de Escolas Professor Vieira de Carvalho, na freguesia de Moreira, foi premiada pelo seu projeto “Like Bike”, vencedor do concurso Maia.eMotion, promovido pela empresa municipal de estacionamento, EMEM, E.M. A cerimónia de entrega do prémio decorreu na sala D. Pedro IV e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal da Maia, com o Pelouro da Educação, Emília Santos, e do administrador executivo da EMEM, Ângelo Oliveira.
Sob a orientação da professora Cristina Pereira, os alunos da turma 8.º E desenvolveram a proposta “Like Bike”, que visa a criação de uma ciclovia para facilitar o acesso de bicicleta à escola. “Uma boa parte dos alunos da turma sente a necessidade de se poder deslocar para a escola de bicicleta recorrendo a uma ciclovia”, explicou a delegada de turma, Mariana Costa. A maioria dos alunos é de Moreira e consideram que esta ciclovia beneficiaria também alunos de outras turmas.
O projeto foi considerado “impactante na mobilidade do território, nomeadamente no que diz respeito à deslocação diária dos alunos para a sua escola”. A turma trabalhou em grupos durante as aulas de inglês, elaborando uma proposta bem estruturada e cuidadosamente pensada, conforme destacou Ângelo Oliveira, administrador executivo da EMEM.
Embora o Presidente da Câmara Municipal da Maia, António Silva Tiago, não tenha estado presente na cerimónia, enviou felicitações aos alunos pela sua participação ativa. Elogiou também a iniciativa da EMEM, que se alinha com os esforços da autarquia para promover modos de mobilidade mais sustentáveis.
O concurso Maia.eMotion, organizado pela Empresa Metropolitana de Estacionamento da Maia, tem como objetivo identificar desafios e propor soluções para uma mobilidade mais sustentável e eficiente. O concurso visa promover a consciencialização sobre a importância de padrões de mobilidade descarbonizada e envolver os jovens em processos de inovação e participação cívica.
Os projetos foram avaliados por um júri de especialistas com base em cinco critérios: mobilidade, sustentabilidade, impacto social, inovação e economia, e pedagogia, planeamento e qualidade da proposta. As ideias apresentadas até março foram analisadas e o projeto “Like Bike” destacou-se pela sua relevância e potencial impacto positivo na comunidade.