A Câmara Municipal da Maia tem em discussão pública o Projeto de Regulamento do Orçamento Participativo Jovem. Processo está até 1 de agosto em discussão.
O Orçamento Participativo Jovem da Maia (OPJM) tem por objetivo possibilitar a adequação das políticas públicas municipais às necessidades e expectativas dos jovens, tendo como principal instrumento a sua participação. Desta forma, o OPJM potencia um melhor exercício de cidadania, empossando os jovens num processo de tomada de decisão, enquanto os sensibiliza para a complexidade dos problemas inerentes à gestão de recursos públicos.
O Projeto de Regulamento do OPJM está atualmente em discussão pública e pode ser consultado até 1 de agosto, no website institucional do município ou na Divisão de Fomento Desportivo e Juventude da Câmara Municipal da Maia. Os interessados podem dirigir por escrito as suas sugestões ou reclamações, dentro do prazo estabelecido.
Podem participar todos os que tenham entre 14 e 30 anos e relação com o concelho, nomeadamente que dele sejam naturais, residentes, trabalhadores ou estudantes. Não são permitidas as participações em nome de organizações ou outras entidades coletivas.
António Silva Tiago, presidente do Município, afirma que “esta iniciativa visa incrementar o interesse dos mais jovens na democracia e suas instituições, convidando à sua participação ativa e incentivando o envolvimento democrático construtivo na comunidade, bem como o pensamento dinâmico relativamente à região onde se integram”.
Agência de Avaliação e Acreditação certifica o ISMAI por mais 6 anos