O Maia Basket recebeu o Barreirense no sábado, dia 1 de abril, naquele que foi o último jogo em casa da época 2022/2023.
Parecia NBA, mas foi mesmo Proliga. O Pavilhão Municipal da Nortecoope despediu-se da equipa sénior masculina com um jogo memorável para todos os espetadores presentes, apesar da derrota da equipa maiata por 107-109.
A equipa maiata, sem o jogador em maior destaque, Christopher Parker, que deixou recentemente o clube, não se deixou intimidar e encarou o jogo com a maior seriedade, saindo vencedora do primeiro período por 31-26. O segundo parcial, mais equilibrado, terminou com a vitória do Maia Basket por 22-21, chegando ao intervalo com seis pontos à maior (53-47). No terceiro quarto, nova vitória maiata (18-16), mas o último parcial trouxe algo que ninguém faria prever. A menos de cinco minutos do final da partida, a equipa do Barreirense perdia por 18 pontos, contudo, o desleixo da equipa maiata fez-se sentir, permitindo à equipa do Barreiro acreditar até ao fim, conseguindo empatar o jogo e levá-lo a prolongamento. Não deixando que o esforço fosse em vão, a equipa do Barreirense, nos cinco minutos extra, venceu por 11-13, carimbando uma reviravolta épica.
Na formação maiata, João Guerreiro, com 21 pontos, 6 ressaltos e 5 roubos de bola, foi o jogador em maior destaque. Nos visitantes, nota para Micah Downs, jogador que passou pelos quadros do SL Benfica e do Sporting CP, que apontou uns incríveis 52 pontos, tendo sido considerado o MVP da partida.
Juvemaia vence no Carnide na Fase de Manutenção da I Divisão Feminina
A Juvemaia deslocou-se a Carnide no sábado, dia 1 de abril, para continuar a marcar passo na tentativa de garantir a manutenção na I Divisão Feminina. O jogo prometeu desde cedo ser equilibrado, e assim o foi. O primeiro parcial terminou com a vitória da equipa da casa por 15-12, e um segundo tempo empatado a 14 deixou tudo em aberto para os segundos 20 minutos (29-26). Na segunda parte, a equipa maiata começou a encurtar distâncias, vencendo o terceiro período por 16-17. Quando era mais preciso, no derradeiro e último quarto, a Juvemaia venceu por 14-25, terminando a partida com uma vitória por 59-68. Jahleah Ellis foi a MVP da partida com 20 pontos, 15 ressaltos e 3 assistências (33pts de valorização).
Juvemaia perde na Fase de Manutenção da I Divisão Masculina
O Juvemaia recebeu na sexta-feira, dia 31 de março, a equipa aveirense Celestino Gomes, para mais uma ronda da Fase de Manutenção da I Divisão Masculina. A palavra equilíbrio definiu os 45 minutos do jogo (40 regulares mais 5 de tempo extra). O primeiro tempo terminou empatado a 15, mas o segundo parcial foi vencido pela equipa visitante por 16-19, que levou para o intervalo uma vantagem de três pontos. O início da segunda parte trouxe a liderança do marcador por parte do Juvemaia(22-17- 5 pontos à maior), mas um parcial de 15-17 por parte da equipa aveirense permitiu empatar o jogo e levá-lo a prolongamento. No tempo extra, a equipa do Celestino Gomes levou a melhor, vencendo por 14-15, saindo da Maia com os dois pontos. Tristan Stephens, com 33 pontos, 15 ressaltos e 2 roubos de bola, foi o jogador em maior destaque da equipa maiata.