O concelho da Maia está sob aviso amarelo até ao próximo dia 30 de outubro.
A Proteção Civil emitiu esta quinta-feira, 28 de outubro, um aviso à população devido à previsão de mau tempo, alertando para a possibilidade de ocorrência de inundações devido à chuva “persistente” e “pontualmente forte”, bem como para a possibilidade de queda de ramos ou árvores.
Sublinhando que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê “uma alteração do quadro meteorológico previsivelmente até 1 de novembro”, a Proteção Civil aponta como possíveis ocorrências a existência de um “piso rodoviário escorregadio por eventual formação de lençóis de água”, a “possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água”, “inundações de estruturas subterrâneas”, danos em equipamentos montados ou suspensos e possíveis acidentes junto à orla costeira.
Também em comunicado, a Câmara Municipal da Maia fez saber que “o Serviço Municipal de Proteção Civil da Maia partilha o aviso emanado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que alerta para a alteração do estado tempo a partir das 18h00 de dia 28 de outubro, até ao final da manhã do dia 30 de outubro, com períodos de chuva persistente por vezes forte, encontrando-se o concelho da Maia sob aviso amarelo”.
Apesar do alerta, a Câmara Municipal da Maia lembra ainda que é possível prevenir estes cenários. Entre as várias medidas propostas, o município sublinha a importância da “desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais”, de uma “condução defensiva, reduzindo a velocidade” e ainda da “fixação de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards, bekaerts, grades e outras estruturas suspensas”.