A Proteção Civil emitiu um alerta laranja para todo o território nacional face à iminente passagem da tempestade Aline. O aviso estará em vigor logo a partir da meia-noite de quinta-feira, dia 19 de outubro. A ANEPC, preocupada com os elevados riscos associados a este fenómeno meteorológico, como chuva intensa e rajadas de vento que podem superar os 100 km/h, enviou um SMS a avisar a população de todos os distritos de Portugal Continental.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) tinha já esta terça-feira emitido um comunicado, indicando que a depressão Aline, que se desloca pelo Atlântico, se aproximará da região centro da costa central de Portugal na manhã do dia 19. As zonas mais críticas, em termos de vento, serão o litoral a sul do Cabo Mondego e a costa sul do Algarve. Paralelamente, espera-se precipitação intensa, por vezes acompanhada de trovoada, no litoral das regiões Norte e Centro.
A recomendação principal é que a população evite deslocações que não sejam estritamente necessárias durante o período de maior impacto da tempestade.