Alunos que terminem o CET de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no CICCOPN e ingressem na Licenciatura em Gestão da Manutenção e Segurança Industrial no IPMAIA terão equivalências em unidades curriculares.
O Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte (CICCOPN) e o Instituto Politécnico da Maia (IPMAIA) assinaram esta terça-feira, dia 8 de setembro, um protocolo de colaboração.
Em concreto, trata-se de uma forma de facilitar o ensino formativo aos alunos do ensino profissional que desejem ingressar pelo ensino superior.
Isto é, os alunos que terminem o CET de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança no CICCOPN e que ingressem na Licenciatura em Gestão da Manutenção e Segurança Industrial no IPMAIA terão logo equivalência a algumas unidades curriculares.
Este modelo “permite que haja equivalência” na licenciatura e que os alunos possam ingressar no Ensino Superior com algumas unidades curriculares concluídas. “Tudo definido legalmente”, explica ao NOTÍCIAS MAIA o diretor do IPMAIA.
Numa cerimónia de assinatura simbólica, Rui Valente, diretor do CICCOPN, afirmou que espera que alguns alunos “possam passar do CICCOPN para o IPMAIA” e que acredita que este seja o início de uma parceria de “bons resultados”.
Também o presidente do IPMAIA, Célio Sousa, se mostrou otimista com esta parceria, sublinhando que “mais do que a assinatura, são as pessoas, os valores e os projetos que importam”.
Célio Sousa explicou que a vocação do IPMAIA é estar “próxima dos agentes industriais” e proporcionar aos estudantes “uma experiência de estágio e com o mercado de trabalho”. O presidente afirmou ainda que esta é “uma formação mais profissionalizante” e que a “taxa de empregabilidade é o nosso cartão-de-visita”.
Ainda segundo Célio Sousa, além do caso específico desta licenciatura, a parceria “abre portas a outro tipo de colaborações e a um conjunto de iniciativas que se podem vir a desenvolver”. O aproveitamento de recursos e valências e o espírito de colaboração são duas das vantagens que ambas as partes destacam deste protocolo.