Vão ser dois dias dedicados a testes de esforço, perícia e superação que vão levar mais de 300 bombeiros de 5 nacionalidades diferentes (Espanha, Grécia, Portugal, França e Bélgica) a deslocar-se nos próximos dias 11 e 12 de Maio a Vila Nova de Gaia para a segunda edição da prova internacional, Survival Firefighter Challenge, organizado pelos Bombeiros de Moreira-Maia e Bombeiros de Valadares, apoiado pela Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia.
Este evento integrado nos 60 anos da RTP Porto vai se dividir em três momentos.
No dia 11 de Maio realiza-se um seminário e workshop internacional onde instrutores Portugueses (Escola Nacional de Bombeiros), Belgas (Firefighter Mayday Program) e Franceses (Pafari) vão partilhar conhecimentos na área de sobrevivência em incêndios urbanos com 130 bombeiros.
O Firefighter Tower Run, terá lugar no mesmo dia e aqui 150 bombeiros equipados (aproximadamente 20kg extra) vão subir os 600 degraus da Torre Altice o mais rapidamente possível.
Dia 12 de Maio realiza-se a prova mãe, onde 100 bombeiros em equipa serão confrontados com um circuito técnico de salvamento onde o principal objetivo da equipa é realizar com sucesso um salvamento e ao mesmo tempo garantirem uma correta gestão do ar à medida que ultrapassam os 10 obstáculos do circuito. Após a conclusão do circuito as equipas vão realizar uma “ prova de estafeta urbana” com aproximadamente 1.5km carregando uma vítima de 60kg.
O grande objetivo desta prova é desenvolver as competências técnicas, físicas e mentais dos bombeiros que lhes permitam uma maior operacionalidade perante os cenários de risco com que são confrontados diariamente.