A eleição do presidente do maior partido da oposição realiza-se este sábado, dia 27 de novembro, entre as 14 e as 20 horas, em todo o país. Votação vai definir quem será o candidato a primeiro-ministro nas eleições legislativas a realizar no dia 30 de janeiro de 2022.
Rui Rio lidera o partido laranja desde fevereiro de 2018, tendo vencido a eleição contra o ex-Primeiro Ministro, Pedro Santana Lopes. Na eleição do segundo mandato, em 2020, bateu Luís Montenegro numa segunda volta, depois de ter defrontado e vencido a primeira volta contra Montenegro e Miguel Pinto Luz.
O adversário de Rui Rio é Paulo Rangel, quadro do Partido Social Democrata que lidera os eurodeputados portugueses do PPE desde 2014. Curiosamente integrou o governo de Pedro Santana Lopes como Secretário de Estado Adjunto da Justiça.
O PSD Maia voltou a não declarar oficialmente apoio a nenhum candidato numa concelhia em que Rui Rio venceu sempre as diretas. Os laranjas maiatos mantêm também a coerência do que à escolha dos delegados diz respeito, apresentando apenas uma lista candidata, encabeçada pelo presidente da concelhia, António Silva Tiago. A concelhia apresenta a lista como “agregadora das diferentes estruturas concelhias e candidaturas apresentadas à presidência do Partido”.
No entanto, a Distrital do Porto, liderada por Alberto Machado, emitiu um comunicado de imprensa revelando uma total unanimidade da Distrital a Paulo Rangel, incluindo o apoio de António Silva Tiago. Os órgãos eleitos para a Distrital natal de Rui Rio reúnem forças ao também natural do Porto, Paulo Rangel.
O 39.º Congresso decorrerá entre 14 e 16 de janeiro, em Lisboa.