A PSP dirigiu-se esta segunda-feira, por volta das 21h45, ao posto de abastecimento da CEPSA, perto do Mcdonald’s, para desmobilizar alguns automobilistas parados no estacionamento do posto.
A PSP tem percorrido as ruas do concelho para garantir que os cidadãos estão a cumprir as medidas do estado de emergência nacional. Exemplo disso foi a situação que a PSP protagonizou ao dirigir-se “em peso” à bomba de gasolina da CEPSA, perto do Mcdonald’s, para desmobilizar um grupo de pessoas que estavam dentro dos carros parados no estacionamento do posto. Os cidadãos foram chamados à atenção e acabaram por abandonar o local sob a ordem das autoridades.
Um agente da Polícia de Segurança Pública da Maia explicou ao NOTÍCIAS MAIA, que a presença dos agentes na rua tem sido recorrente e que há casos em que são os próprios civis a ligar e a alertar para comportamentos de risco neste tempo de estado de emergência nacional.
O mesmo agente afirmou que é o trabalho da PSP identificar situações de desobediência e mandar para casa alguns indivíduos “que não têm consciência da situação que vivemos“.
Maia ativa Plano de Emergência e Proteção Civil Municipal à meia-noite
Este plano regula a forma com é assegurada a coordenação institucional e a articulação e intervenção das organizações envolvidas no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro e de outras entidades publicas ou privadas a envolver nas operações.
Em comunicado, a Câmara Municipal da Maia informou que “decidiu ativar o Plano de Emergência e Proteção Civil Municipal que se constitui como uma plataforma que se encontra preparada para responder, organizadamente, a situações de acidente grave ou catástrofe, definindo as estruturas de Direção, Coordenação, Comando e Controlo”.
Esta decisão não terá nenhuma implicação na vida dos maiatos. Trata-se de uma forma de prevenir e articular uma resposta mais eficaz por parte do município.