A Câmara da Maia indicou que a esquadra, que estava fechada durante a noite, reabriu com dois efetivos no início deste mês.
Em declarações realizadas à agência Lusa, António Silva Tiago, presidente da Câmara Municipal da Maia, informou que foram retirados elementos da esquadra de Águas Santas, “para manter a esquadra [da Maia] aberta durante a noite”.
A meio de julho, o Notícias Maia divulgou que a esquadra da PSP da Maia encerrava à noite por falta de agentes, ficando um papel afixado à porta do edifício a dar conta do fecho do posto.
“Têm que estar sempre dois efetivos, sendo certo que existem equipas de intervenção de plantão em Águas Santas para as necessidades de ocorrências fora das esquadras. Felizmente foi possível reverter a situação. Não podia admitir que uma cidade como a Maia estivesse com a sua esquadra de polícia encerrada”, afirmou o autarca.
Segundo o Jornal de Notícias, a agência Lusa questionou o Ministério da Administração Interna para pedir um ponto de situação sobre esta matéria, mas não obteve resposta. Já a Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, referiu a 6 de agosto que “estava a acompanhar a situação”, confirmando que “os presidentes de Câmara têm manifestado a preocupação dos cidadãos”.