A Polícia de Segurança Pública (PSP) desencadeou hoje a operação “Blackout”, que resultou em três detenções e na apreensão de 14 viaturas suspeitas de furto. A operação, iniciada em 2021 e liderada pelo DIAP, abrangeu os distritos do Porto, Lisboa, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Santarém.
A operação “Blackout”, levada a cabo pelo Comando Metropolitano do Porto da PSP, está em curso nesta quarta-feira, dia 16 de outubro, e visa o combate aos crimes de furto, viciação e desmantelamento de veículos automóveis. A investigação, que teve início em 2021 sob a direção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP), resultou até ao momento na detenção de três homens e na apreensão de vários artigos relacionados com os ilícitos em investigação.
Segundo a PSP, no decurso da operação, foram realizadas cerca de 40 buscas domiciliárias e não domiciliárias, abrangendo armazéns, stands de automóveis e oficinas mecânicas nos distritos do Porto, Lisboa, Braga, Viana do Castelo, Coimbra e Santarém.
Entre os bens apreendidos, destacam-se 14 viaturas suspeitas de furto ou com componentes furtados, equipamentos eletrónicos destinados à descodificação de veículos, como máquinas de diagnóstico, computadores portáteis e tablets com software específico para centralinas. A operação resultou ainda na apreensão de 54 mil euros em numerário, 15 telemóveis, três centralinas de automóvel, equipamentos de localização e inibição de sinal GPS e diversas chaves de veículos.
Os detidos serão presentes na quinta-feira às Autoridades Judiciárias para primeiro interrogatório judicial.